O grande diferencial dessa substância é a sua atuação calmante e sedativa, funcionando como relaxante natural. Por conta disso, inclusive, a teanina é muito usada no tratamento de problemas como ansiedade, insônia e depressão – pois também aumenta os níveis de serotonina (“hormônio do bem-estar”) no organismo.
- L-teanina é um aminoácido não comum na nossa dieta (não é um dos aminoácidos essenciais ou mesmo um dos aminoácidos não essenciais comuns).
- L-teanina é um aminoácido não comum na nossa dieta (não é um dos aminoácidos essenciais ou mesmo um dos aminoácidos não essenciais comuns). Ela foi descoberta como um dos componentes do chá verde em 1949. É substancialmente presente nos chás derivados da Camellia sinensis, também conhecidos como chá branco, verde e preto, e também em alguns cogumelos. A L-teanina tem semelhança estrutural com a Glutamina e outros neurotransmissores que são produzidos a partir dele (GABA e glutamato) e é conhecido por ter ação no sistema nervoso central (cérebro) após a ingestão por via oral.