Dieta Enteral

Qual a importância de uma boa dieta enteral

Dieta enteral

A DIETA ENTERAL é uma alimentação especial para as pessoas que devido a algum tipo de problema não podem, não conseguem ou não querem se alimentar pela boca, então, é necessário a colocação de um tubo (sonda) no sistema digestivo para que possam ser oferecidos os nutrientes essenciais para a recuperação ou manutenção da saúde.

Tipos de Dieta enteral

Existem dois tipos de dieta enteral: Artesanal e Industrializada.

  • A DIETA ARTESANAL é uma mistura de vários alimentos comuns como carnes, ovos, leite, verduras, frutas, farinhas, óleo vegetal, água e etc. É uma dieta mais difícil de preparar pela variedade de ingredientes utilizados. Partículas maiores podem obstruir a sonda levando ao maior risco de contaminação devido à grande manipulação dos ingredientes e vasilhames mal higienizados.
  • Por outro lado, já a DIETA INDUSTRIALIZADA, é preparada a partir de ingredientes específicos para atender às necessidades de pessoas que necessitam de alimentar-se por sonda. É de fácil preparo, tanto as dietas em pó como as líquidas, com baixo risco de entupir a sonda e menor risco de contaminação devida ser menos manipulada.

A escolha adequada de dietas enterais constitui um componente importante no tratamento dos pacientes. Atualmente, dietas enterais industrializadas, nutricionalmente completas, encontram-se disponíveis para atender uma ampla necessidade clínica. Os profissionais de saúde contam com a garantia da nutrição completa, maior segurança e menos custos de mão de obra para a manipulação. Em comparação com as dietas artesanais, as dietas industrializadas dispensam algumas etapas na preparação e apresentam uma menor probabilidade de contribuir para doenças relacionadas à contaminação dos alimentos.

× Entre em contato