O tratamento oncológico envolve procedimentos agressivos com efeitos colaterais que interferem na alimentação. Entre os sintomas mais presentes estão náuseas, vômitos, perda de apetite, alteração no olfato e paladar, feridas na boca ou garganta, problemas para engolir e dificuldade para mastigar.
Existem medidas que podem ser tomadas para evitar ou amenizar os sintomas que acompanham o tratamento contra o câncer. Em posts anteriores listamos sugestões para ajudar o paciente a se alimentar adequadamente. Mas em algumas situações a ingestão alimentar ainda é insuficiente.
Os suplementos alimentares oncológicos podem ser recomendados para os pacientes incapazes de consumir o aporte calórico/protéico necessário para manter o peso ideal e o bom estado nutricional. Eles são especialmente desenvolvidos para os pacientes com câncer que necessitam de uma alimentação diferenciada auxiliando no combate a perda de peso e desnutrição, diminuindo a toxicidade gastrointestinal causada pelo tratamento, aumentando a imunidade e prevenindo o avanço da doença.
Vantagens dos suplementos:
- Melhora o sistema digestivo
- Aumenta a imunidade
- Manutenção do estado nutricional
- Qualidade de vida