Outubro e o mês mundial do combate ao câncer de mama. Criada na década de 90, a data é celebrada anualmente e tem como principal objetivo, conscientizar as mulheres sobre o autoexame e o tratamento precoce e também, compartilhar informações e promover mais conhecimento sobre o tema.
Quando o assunto é câncer muitas pessoas se preocupam apenas com o histórico familiar, o fator genético desempenha um papel importante no surgimento de tumores. Porém, ele tem relação com diversos fatores, sejam eles internos como hormônios, condições do sistema imune e mutações ou externos como o consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, sedentarismo e a má alimentação.
O câncer de mama tem se mostrado uma doença passível de prevenção e grande parte disso, está relacionado a alimentação. É do conhecimento geral que a alimentação impacta na manutenção da saúde e de males como obesidade, hipertensão, diabetes e câncer. Mais você sabe qual o papel que ela exerce na prevenção desta doença?
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o fator genético no câncer de mama corresponde de 5 a 10%, ou seja, os hábitos e estilo de vida são bem mais relevantes. Outro aspecto importante na prevenção do câncer de mama é o controle do peso, o excesso de gordura corporal que provoca desbalance hormonal e inflamação crônica, o que estimula o surgimento da doença, e adivinhe só, a alimentação saudável tem papel importantíssimo nesse aspecto para equilibrar a nossa saúde de dentro para fora.
Para isso é necessário começar pela cozinha. Pequenas mudanças na alimentação já faz uma grande diferença na sua vida, confira:
● Utilize alimentos in natura e minimamente processados:
O Guia Alimentar para a População Brasileira orienta esses alimentos devem ser a base da alimentação. Eles são aqueles obtidos de fontes como plantas ou animais que passam por pouco ou nenhum processamento para o seu consumo, alguns exemplos são: arroz, feijão, frutas, legumes e verduras.
● Alimentos ricos em antioxidantes
Os antioxidantes são capazes de deter a ação dos radicais livres, interrompendo a multiplicação das células cancerígenas, alguns exemplos de alimentos ricos em antioxidantes são: frutas, legumes, castanhas, nozes e cereais integrais.
Além da mudança na alimentação, estudos mostram que a prática de atividade física, diminui em 19% a incidência do câncer de mama.
Penas mudanças diárias, pode mudar a sua história por uma vida toda!
Referências: