A nutrição é uma das partes mais importantes no enfrentamento do câncer! Dependendo do tipo e do tratamento, as chances do paciente desnutrir é muito grande, isso pode ocorre por diversos fatores, como a falta de apetite, enjoos, vômitos, feridas na boca, dificuldade para mastigar ou engolir e etc, o que acaba comprometendo a sua capacidade de tolerar o tratamento.
Em contrapartida, alguns pacientes ganham muito peso, o que também é perigoso pois compromete o resultado do tratamento ao longo prazo. Por esse motivo a atenção nutricional se torna fundamental no apoio, pois, quando se tem um corpo saudável:
- Tem mais capacidade de aguentar os efeitos colaterais do tratamento;
- Ajudar a manter a disposição;
- Evita a degeneração dos tecidos do corpo e ajuda a reconstruir aqueles que o tratamento do câncer possa ter prejudicado;
- Ajuda a aumentar as defesas naturais do organismo.
Alimentar-se adequadamente é um passo importante no caminho para o sucesso na cura. Trouxemos dicas que podem ajudar o paciente a se alimentar de forma saudável, diminuindo os sintomas que podem acontecer durante o período de tratamento.
- Mantenha uma rotina alimentar, com horários para as refeições. Evite ficar em jejum por longos períodos.
- Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
- Beba bastante água, no mínimo 2L por dia (8 copos de 250 ml ou 4 garrafinhas de 500ml).
- Inclua frutas, legumes e verduras na alimentação. Procure variar entre as opções para garantir uma oferta maior de todos os nutrientes que o seu organismo precisa.
- Evite o consumo de alimentos ultraprocessados como por exemplo biscoito recheado, embutidos (presunto, mortadela, peito de peru, salaminho e etc), refrigerantes, suco de caixinha e de pó, temperos prontos e produtos congelados.
Atenção: Lembre-se sempre de seguir as orientações do seu médico e nutricionista.
Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. INCA. Rio de Janeiro. RJ 2020